Providencial Iniciativa

  
Democracia requer participação dos diversos segmentos da sociedade. E é da mistura de pensamentos, opiniões, argumentos e discussões que se pode extrair conceitos e diretrizes construtivas para o bom desenvolvimento social, político e econômico de uma cidade, Estado ou Nação. No regime democrático não há absolutismo e ninguém deve considerar-se o dono da verdade. A união e a conjugação de esforços para se encontrar denominadores comuns aos interesses recíprocos, ainda que isto represente tarefa das mais árduas e difíceis, é princípio de fundamental importância para o verdadeiro exercício deste regime de liberdade e respeito ao estado de Direito. Embora notemos, de vez em quando, grupelhos extravagantes que, em nome de supostos interesses sociais, extravasam suas frustrações através da prática delituosa, a democracia, mesmo sendo ruim, ainda é o melhor dos regimes políticos até hoje postos em prática pelo mundo afora. Por isso merece ser praticada e defendida!

Cumpre, apenas, que o povo seja e esteja preparado para a saudável e respeitosa convivência democrática. Esta é a grande dificuldade a ser removida e o grande desafio a ser superado através da educação e politização de toda a sociedade brasileira.Enquanto houver a prática de doutrinas socializantes e governos mal preparados e populistas, que teimam enganar com migalhas uma população à beira da miserabilidade, não teremos desperto os sentimentos de liberdade e patriotismo que devem nortear os caminhos de uma Nação.

Felizmente, parte desta sociedade lentamente começa a perceber que os obstáculos impostos pelo engodo e maquiagem políticas, têm sido entraves ao progresso e ao desenvolvimento. Parece até que alguns preferem o povo analfabeto e apolítico!

Relevante para nós, todavia, é o despertar desta consciência de participação democrática que vai se avolumando e tomando conta das camadas mais esclarecidas da nossa sociedade.Aqui em nossa cidade recentemente foi criado um Fórum de entidades representativas de empresas urbanas e rurais, bem como de profissionais liberais, com o intuito de promover a união em torno de objetivos comuns, nos campos político, econômico e social.

Louvável a iniciativa que fortalece o conjunto e favorece a articulação e organização de trabalhos direcionados à superação das dificuldades impostas aos setores produtivo e comercial.

Vivemos num período pré-eleitoral e de ímpar complexidade política onde prevalecem, muito mais, o poder de marketing e propaganda, do que o aprofundamento dos estudos dos programas dos candidatos. Acostumamos a ver somente o lado superficial que, evidentemente, nos dá uma visão distorcida da realidade dos fatos
Com a grata possibilidade ofertada pelo citado recém criado fórum de entidades de debater as necessidades e carências enfrentadas no dia-a-dia, discutindo ideias a serem postas em pratica, especialmente nas próximas eleições, certamente conseguiremos separar o joio do trigo. Para tanto, a participação dos candidatos regionais, em futuras reuniões para as quais serão convidados, terá grande valia também para nosso aprendizado.

O voto consciente em políticos realmente comprometidos com a ética, o progresso e o bem estar da sociedade , hoje mais do que ontem, é providência fundamental que devemos adotar.

A omissão não é boa companheira e o descaso nunca foi bom conselheiro. A valorização do voto consciente contribui fortemente para melhorar o nível político nacional. Neste pensamento, parabenizo aos que comungam deste mesmo ideal!

Joaquim Augusto S.S. Azevedo Souza

*presidente da Associação e do Sindicato Rural de Ribeirão Preto